HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


Considerando a escravidão na África pré-colonial, marque  V para verdadeiro e F para falso.

 

(  ) A escravidão na África pré-colonial não era somente o destino dos prisioneiros de guerra, mas também de endividados, criminosos e outros. 
(  ) Os cativos eram integrados ao grupo senhorial, em condição subordinada e em nehuma hipotese passavam à condição de livres, permanecendo cativos todos os seus descendentes. 
(  ) Devido a características peculiares, os estudiosos definem a escravidão da África pré-colonial como “doméstica”, “de linhagem”, ou “de parentesco”. 
(  ) Adquirir cativos era uma forma de ampliar a mão de obra familiar e, ao cabo de uma ou de algumas gerações, passavam à condição de livres.

 

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:


 


F F V V
V F V F
V F V V
F F F F
V V V V

De acordo com o historiador Luiz Felipe de Alencastro, no livro Trato dos Viventes (2000), os regimes de colonização, implementados no mundo atlântico, podem ser classificados segundo os termos da época em dois tipos de regimes:

(ALEN CASTRO, Luís Felipe. O trato dos viventes: a formação do Brasil no Atlântico Sul, São Paulo: Companhia das Letras 2000.)

 


Regimes tipo tropical e Regimes tipo americano.
Regimes tipo atlântico e Regimes tipo asiático.
Regimes tipo caribenho e Regimes tipo indonésio.
Regimes tipo sarracenos e Regimes tipo protestantes.
Regimes tipo ibéricos e Regimes italiotas.

Reflita sobre os desafios seguinte: "ampliar as sociedades, humanizar a terra e lutar contra um clima impiedoso". Estudando a antiguidade dos povos africanos da região oriental, vamos perceber que eles encontravam diversas dificuldades ao lidar com a natureza hostil. Que impacto estes fatores tiveram sobre a organização social destes povos? 
 

 


Formação de sociedades mais complexas, sedentarização e adoção da economia agro-pecuária
Melhoria das condições de vida, escolha aleatória de localidades e uso da pilhagem como fonte de subsistência
Êxodo para savanas, formação de tribos nômades em planícies inundáveis e pequenas colinas.
Construção de grandes impérios e expansão marítima para conquistas militares;
Coleta de sementes e total subordinação aos caprichos da natureza.

Sobre as afirmativas seguintes, referentes à África oriental, marque V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) Destacamos que, dentre as muitas cidades erguidas soberbamente na África Oriental, merece destaque Zanzibar, Adulis e Meroe.
(  ) O lar original dos povos "Bantófonos" está localizado, especificamente, na região do antigo reino de Kush.
(  ) Gana foi a mais próspera civilização da África oriental e se desenvolveu do ano 300 ao ano de 1300. 
(  ) As cidades da África oriental foram entrepostos comerciais que conectavam a costa índica do continente a diversos centros comerciais da Ásia e da Europa; o que favorecia, sobretudo, a permuta cultural.

 

Agora assinale a alternativa com a sequência correta:

 


F F F F
V F V F
V V V V
V F F V
F F V V

Um dos principais reinos da África Ocidental foi a sociedade de Gana. Entre as características desse povo podemos citar:

 

I – Gana ficou conhecida como a “terra do ouro” por conta da existência de reservas desse metal.

II – Também ficou conhecida pelo intenso comercio de sal com o Norte da África.

III – A sociedade de Gana foi dividida entre nobres, homens livres, servos e escravos.

 

Estão corretas as afirmações contidas em:


I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.

A formação do Império Songhai foi impulsionada da riqueza extraída da criação de gado e cultivo de arroz (trabalho mantido pela mão de obra escrava que obtinham durante as guerras). Contudo, uma parte considerável de sua economia gravitou em tono das rotas comerciais. Considerando a natureza desse comércio caravaneiro, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O comércio transaariano proporcionou o contato com o islamismo, religião fundada por Maomé. Do contato com o islamismo surgiram escolas para ensinar as leis do Alcorão.

II - Muitas cidades se tornaram entrepostos comerciais, desenvolvendo no local atividades fabris e manufatureiras, além de permitirem ao estado uma boa arrecadação tributária.

III – O Islã conseguiu penetrar e se desenvolver, sobretudo, no meio rural. As aldeias de camponeses foram facilmente convertidas ao estilo de vida urbano e comercial, próprio do islamismo.

IV - O Império Songhai foi caracterizado por uma organização perfeita, marcada pela hierarquia e uma descentralização do sistema político e econômico. Graças à sua força militar, o império dominou uma grande parte da África Ocidental do Sahel.

 

É correto o que se afirma em:


I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.

Os noticiários sobre o continente africano, na maioria das vezes, destacam os problemas sociais, os conflitos étnicos, a fome, as doenças, entre outros fatores negativos. No entanto, esse continente possui muitas belezas naturais, além de apresentar grande diversidade cultural. A África pode ser vista de várias formas, tudo dependendo do olhar que se lança sobre sua história. Sabendo disso, aponte a alternativa que expressa como a antiguidade africana, historicamente, tem sido vista e ensinada pela educação brasileira.


Os educadores sempre se insubordinaram contra as determinações institucionais que determinavam a proibição do ensino sobre a cultura africana, visto que valorizavam essa cultura.
A antiguidade africana sempre foi bem vista e valorizada nos currículos escolares pelos educadores brasileiros.
Existia uma postura de profunda indiferença em relação à antiguidade africana.
A educação brasileira nunca se sentiu comprometida com o ensino de culturas menores, ágrafas e sem expressão.  
O Egito, por si só, encarna o que chamamos de antiguidade africana, sendo ele altamente valorizado pela educação brasileira.

Após refletir sobre o continente africano em suas peculiaridades geográficas, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Um continente atravessado por três importantes paralelos – o Equador e os trópicos de Câncer e de Capricórnio – enorme variedade climática e, consequentemente, vasta biodiversidade.

(  ) O clima altamente diversificado está atrelado às baixas altitudes e baixas latitudes.

(  ) Amplo litoral (mais de 27.000 quilômetros) e uma base geológica de relevo extremamente antiga.

(  ) Altitude média de cerca de 350 metros, sua hidrografia é pobre, apresentando uns poucos grandes rios e outros tantos temporários e concentrados em localidades áridas. 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; F; V.
V; V; V; V.

Refletindo sobre o cenário político das nações africanas até os anos 1980, mais especificamente, o período após a independência, nota-se que acabaram prevalecendo regimes autoritários. Sobre esses regimes, é possível afirmar que:

    
I - a África do Sul conseguiu se safar de qualquer tipo de expressão política autoritária, vivendo um dos raros regimes de democracia plena do continente.

    
II - O regime autocrático de Milton Obote, na Tanzânia, foi uma das ditaduras mais sangrentas do continente.

    
III - Mobutu, presidente do Zaire, sofreu ampla perseguição dos regimes fortes vizinhos por defender a ética e a transparência no uso dos recursos públicos.

    
IV - Angola, sendo o país mais pacífico na África pós-colonial, conseguiu prosperar sem embates e lutas fratricidas.

        
V - A mais sangrenta das ditaduras militares africanas ocorreu em Uganda, entre 1971-1979, período em que o país ficou sob domínio do general Idi Amin Dada.

Assinale a alternativa com a sequência correta:


Somente V está correta.
Somente III está correta.
II, III e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I, III e V estão corretas.

Sobre o período pós-colonial na África, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

(  ) Certos conflitos antigos foram exacerbados pela demarcação de fronteiras que misturavam povos e etnias distintas.

(  ) Em Burundi e em Ruanda, a partir da independência surgem fortes conflitos étnicos.

(  ) A valorização do elemento étnico na formação das clientelas políticas criou uma engrenagem de discriminações e de violência.

(  ) O impacto da alta cultura europeia sobre as comunidades africanas pode ser percebido no grau de civilidade, sofisticação e harmonia social dos países que se formaram na África descolonizada.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; V
F; F; F; F
V; V; V; V
V; V; F; V
V; V; V; F
Páginas: 12345678910
1112